FAQ

How can we help?

INSTITUCIONAL EXA CAPITAL

A Exa Capital é uma gestora de recursos fundada em 2024, com o propósito de ser referência no cenário de investimentos alternativos no Brasil.

Liderada por Pedro Mesquita, nossa equipe destaca-se pela vasta experiência na construção de negócios no mercado de capitais brasileiro e conta com um histórico sólido de participação em grandes transações na América Latina, com destaque nos setores de esporte, infraestrutura, agronegócio, imobiliário, saúde, varejo, entre outros.

A Exa Capital atua nas frentes de Infraestrutura, Real Estate, Agronegócio e Esportes & Entretenimento, buscando oferecer as melhores oportunidades aos nossos investidores através de uma originação ativa dentro do mercado brasileiro.

Os fundos de investimento da Exa Capital estão disponíveis na página www.exacapital.com.br/fundos

Our funds are currently in the origination or structuring process and will be open to the market soon.

Segurança é primordial em nossa operação. Combinamos estruturação, gerenciamento e excelência no controle de risco com uma experiência diferenciada pré e pós-venda.

Valorizamos a colaboração contínua com nossos parceiros, estabelecendo relacionamentos sólidos e duradouros. Essa conexão nos permite oferecer um serviço personalizado e eficaz e descreve a nossa forma transparente de fazer negócios.

Para saber mais, acesse nossas políticas de investimentos em https://exacapital.com.br/governanca/

Pedro Mesquita é o fundador e CEO da Exa Capital. Pedro possui ampla experiência no mercado financeiro, com grande destaque nos setores de esportes, agronegócio e imobiliário.

No início da carreira trabalhou em instituições como Banco CR2, Itaú BBA e RB Capital, até ingressar na XP Investimentos em 2014, onde liderou, durante quase 10 anos, a construção de um dos maiores e mais respeitados bancos de Investimentos do Brasil, com receita aproximada de R$2 bilhões/ano e um time com mais de 100 colaboradores.

Pedro liderou uma série de transações históricas que solidificaram sua reputação no mercado financeiro, como a introdução do agronegócio ao mercado de capitais (ofertas de CRAs, Fiagros e IPOs), negociações emblemáticas no futebol brasileiro, incluindo as SAFs de Cruzeiro, Botafogo, Coritiba, onde desempenhou um papel fundamental na estruturação e execução dos negócios e líder em ofertas de produtos imobiliários com mais de 80% de share em FIIs, CRIs e outros produtos.

AGRONEGÓCIOS

Our funds are currently in the origination or structuring process and will be open to the market soon.

O Fiagro é um veículo de investimento com objetivo de investir em ativos do agronegócio brasileiro. É uma maneira de investir nas cadeias produtivas do agronegócio sem a necessidade de realizar a compra de um imóvel rural.

O Fiagro é um facilitador de crédito para o produtor rural. O produtor rural (tomador do crédito) utiliza esse recurso para produzir alimentos, ampliar a oferta de empregos no campo, promover maior produtividade e dar mais agilidade ao processo produtivo, aumentando a eficiência da sua produção.

O agronegócio é um setor extremamente relevante para a economia brasileira, com contribuição significativa para o PIB nacional , impulsionando a nossa balança comercial e sendo o principal responsável pela manutenção do superávit brasileiro.

Ao investir em um Fiagro, você coloca seu dinheiro em atividades como fazendas, plantações e tudo que está envolvido na produção e distribuição de produtos agrícolas. Ou seja, é uma maneira de investir em ativos do agronegócio sem a necessidade de realizar a compra de um imóvel rural.

(i) Exposição ao setor agrícola, um dos setores que mais cresceu nos últimos anos e é extremamente relevante para a economia brasileira;
(ii) Diversificação da carteira de investimentos, investindo em um produto com boa relação risco-retorno;
(iii) Distribuição de dividendos mensais;
(iv) Isenção de imposto de renda para pessoas físicas.

(i) FIDCs: São ativos de direitos creditórios voltados para a agroindústria, nos termos da ICVM 356

(ii) FII: Voltados para ativos imobiliários e títulos constituídos nos termos da Instrução CVM 472

(iii) FIP: Fundos de investimento em participações em sociedade, constituídos nos termos da Instrução CVM 578

Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos.

Os investimentos em fundos não são garantidos pelo administrador, pelo gestor, por qualquer mecanismo de seguro ou pelo Fundo Garantidor de Crédito – FGC.

REAL ESTATE

Our funds are currently in the structuring process. To learn more about how to invest with Exa Capital, contact our team via email: [email protected]

Seeking to offer the best opportunities to our investors through active origination within the Brazilian market, Exa Capital focuses on Agribusiness, Sports and Entertainment, and Real Estate.

Our funds are currently in the origination or structuring process and will be open to the market soon.

ESPORTES & ENTRETENIMENTO

Para investir no Exa Mídia FIP Multiestratégia, entre em contato com a nossa equipe de Sales e Investor Relations pelo e-mail [email protected]

O fundo está disponível apenas para investidores profissionais.

O prazo de duração do Fundo é de 10 (dez) anos contados da data de início do Fundo, podendo ser prorrogado por até 2 (dois) períodos iguais de 1 (um) ano cada.

Os direitos serão centralizados em um condomínio, garantindo maior segurança jurídica à transação e possibilitando a centralização do processo de comercialização dos direitos de transmissão e propriedades comerciais dos clubes participantes.

A Taxa de Administração do Exa Mídia FIP Multiestratégia é de 2,00% (dois por cento).

A LFU é um bloco para comercialização conjunta dos direitos de transmissão referentes ao Campeonato Brasileiro, buscando aumentar a atratividade comercial e alavancar a tensão competitiva, acarretando na geração de valor aos clubes e acionistas.

Atualmente, 32 clubes integram a Liga Forte União.

Série A: Athlético Paranaense, Atlético-GO, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco
Série B: América Mineiro, Avaí, Botafogo-SP, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Goiás, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Operário, Ponte Preta, Sport e Vila Nova
Série C: Brusque, CSA, Figueirense, Londrina e Tombense

Atualmente os clubes comercializam esses direitos individualmente, através de um processo mal formatado (com poucos ou um único comprador) e pouco profissionalizado, o que reduz o valor desses direitos.

Com a entrada no bloco comercial, o potencial de valorização desses direitos é enorme, uma vez que haverá um processo de venda muito bem formatado (por equipe comercial profissionalizada) e competitivo (com acesso a diversos players ainda não acessados, como as plataformas de streaming por exemplo), além de que, vendendo esses direitos em bloco, o poder de barganha dos clubes frente aos compradores é significativamente maior.

Ou seja, mesmo que os clubes tenham de abrir mão de 20% desses direitos, o potencial de valorização dos 80% remanescentes é gigantesco, fazendo com que a operação seja benéfica para eles – isso sem considerar o valor de Investimento que receberão na largada, que os ajudará a melhorar suas finanças e permitirá grandes investimentos em upgrades necessários (elenco, infraestrutura, categoria de base, etc.).

INFRAESTRUTURA

Our funds are currently in the structuring process. To learn more about how to invest with Exa Capital, contact our team via email: [email protected]

Seeking to offer the best opportunities to our investors through active origination within the Brazilian market, Exa Capital focuses on Agribusiness, Sports and Entertainment, and Real Estate.

Our funds are currently in the origination or structuring process and will be open to the market soon.

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique no link Privacy Policy para saber mais.