Como a Premier League se tornou a maior liga do mundo?

Antes da criação da Premier League o futebol inglês estava em crise. Com estádios em condições precárias, receitas de transmissão modestas, frequentes incidentes de violência entre torcedores e uma consequente queda na popularidade e audiência nos jogos, muitos clubes enfrentavam problemas financeiros graves.

Após o desastre de Hillsborough em 1989, que deixou mais de 700 torcedores feridos, o Chefe de Justiça da Inglaterra, Lord Justice Taylor, investigou o acontecimento e escreveu o Relatório Taylor, um documento que exigia medidas para melhorar a segurança e infraestrutura dos estádios. Diante desse cenário os clubes ficaram apreensivos, porque precisavam de mais receita para arcar com os custos das reformas.

A Origem da Premier League

Então, o ‘big-five’ da época (Arsenal, Everton, Liverpool, Manchester United e Tottenham) se uniu para criar uma liga independente, buscando maior controle sobre as receitas de transmissão e patrocínios. Após aprovação da Football Association em 1992, tem origem a Premier League, uma competição mais organizada, em que os clubes teriam liberdade para negociar seus contratos de gerenciamento esportivo e direitos de transmissão.

Em 1992, a Sky Sports adquiriu os direitos exclusivos de transmissão da liga por 304 milhões de libras por um período de cinco anos, introduzindo transmissões ao vivo de alta qualidade e programas esportivos que aumentaram a popularidade do futebol inglês. A centralização da comercialização dos direitos de transmissão aumentou a atratividade da liga e alavancou seu potencial de monetização, ajudando a transformar a Premier League no campeonato mais rico e popular do mundo.

Atualmente, a venda dos direitos de transmissão é uma das principais fontes de receita para os clubes do futebol inglês. No final de 2023, os direitos de transmissão da Premier League foram negociados por aproximadamente 6,7 bilhões de libras.

 

Evolução Receitas Direitos de Transmissão Premier League

 

Como investir no setor de esportes?

A Exa Capital é um dos primeiros fundos de investimento dedicado à indústria de Esportes e Entretenimento no Brasil.

A junção da forte devoção por futebol com o grande consumo de mídia tornam o Brasil um mercado altamente promissor tanto em escala quanto em potencial monetização de mídia esportiva.

Nosso objetivo é construir um portfólio diversificado, investindo em diferentes setores da indústria esportiva e apoiando empresas que estão revolucionando o cenário esportivo.

Saiba mais sobre o Exa Mídia FIP Multiestratégia, fundo que investe nos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.

———————————————————————————————————————————————————————————–

As informações aqui contidas são de caráter meramente informativo e destinadas ao público em geral, entre eles investidores e potenciais investidores, que busquem informações sobre a Gestora.

O conteúdo foi disposto de forma concisa e não constitui a representação completa das estratégias e ou opiniões da Gestora, e não constitui oferta, recomendação ou solicitação para subscrição, resgate, compra ou venda de quaisquer ativos e valores mobiliários, inclusive cotas de fundos de investimento.

As decisões de investimento de potenciais investidores não devem ser baseadas nas informações contidas nesse material.

As rentabilidades apresentadas não são líquidas dos tributos aplicáveis e não representam e nem devem ser consideradas como promessa ou garantia de rentabilidade futura.

Fundos de investimento não contam com garantia do Administrador, do Gestor ou de qualquer mecanismo de seguro ou Fundo Garantidor de Crédito – FGC.

A Exa Capital não oferece os serviços de consultoria contábil, legal ou fiscal, de tal forma que o conteúdo apresentado acima não deverá ser interpretado como tal.

MATERIAIS EXCLUSIVOS

Junte-se à nossa comunidade
de investidores.

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique no link Política de Privacidade para saber mais.